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Comer para treinar ou treinar para comer?

    Olá a todos,
    
    Comer para treinar ou treinar para comer? No meu caso, nem uma coisa nem outra, treino porque adoro treinar e como porque preciso e adoro comer. 
    Há quem se mate no ginásio ou a correr para poder comer mais e não se sentir culpado, o que é uma opção perfeitamente válida uma vez que cada um tem os seus objectivos. Agora uma coisa é certa, quem tem o objectivo de mudar o corpo (perder gordura, ganhar músculo, ficar mais fit) tem que seguir um programada de treino rigoroso, seja no ginásio ou em casa, e tem que ter cuidados especiais com a alimentação, caso contrário essas mudanças não vão acontecer mesmo que a nos sintamos mais saudáveis e mais fortes.
    Tenho alguns cuidados com aquilo que como mas não sou radical. Acho que até devia ter mais alguns cuidados uma vez que às vezes exagero em alguns dias, principalmente ao fim de semana mas nada que me vá matar. Embora tenha uma excelente genética (o meu metabolismo parece uma incineradora), no treino seguinte a um dia de exageros, principalmente se for correr, sinto-me muito mais pesado e canso-me mais rapidamente, mas como conheço bem o meu corpo consigo controlar o ritmo e minimizar os efeitos negativos. Por exemplo ontem foi dia de almoço em família em que enfardei uma grande cozido à portuguesa (quando como estas coisas não me consigo controlar e como tudo a que tenho direito e em dose cavalar) e bolo brigadeiro como sobremesa (o mesmo que está na foto e acabei de comer hoje). No final da refeição estive sentadinho a descansar cerca de duas horas e depois fui correr. Foi uma corrida muito difícil porque ainda não tinha terminado a digestão e cada vez que bebia água (parei cerca de 4 vezes para beber água porque o tempero do cozido faz sede) ficava a arrotar durante algum tempo assim que recomeçava. Depois de correr cerca de 12 km e de transpirar como a nascente de um rio, senti-me completamente desintoxicado e com vontade de comer mais um cozido. O que é certo é que gastei cerca de 1000 kcal e compensei o exagero do almoço. 
   A minha recomendação é que não nos devemos impor restrições que nos possam desmotivar a longo prazo mas sim abandonar o sedentarismo, as comidas processadas e viver a vida sempre em equilíbrio (mesmo que às vezes se baba uns copos a mais).

Saudações proteicas!  

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