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Os benefícios invisíveis do exercício físico

    Olá a todos,

    O exercício físico traz-nos, ao longo do tempo, resultados visíveis que são aqueles que normalmente nos levam a começar a treinar. Entre eles podemos destacar a perda de peso, o aumento da massa muscular, a tonificação dos músculos, uma melhor postura, um six pack impecável etc.

    No entanto, existem outros benefícios do exercício físico que são invisíveis e que normalmente requerem uma maior paciência para se fazerem notar:

    1- Fortalecimento dos ossos: 

    O treino com pesos, seja com peso externo como halteres e barras ou com o peso do corpo vai promover o fortalecimento dos ossos, aumentando a sua densidade e prevenindo a osteoporose. Deixem lá o Calcitrin e toca a fazer flexões e a adoptar uma alimentação saudável!

    2- Fortalecimento dos tendões e articulações:

    Exercício físico moderado também ajuda a manter a boa saúde das nossas articulações e dos nossos tendões. O próprio fortalecimento dos músculos e dos ossos leva a um menor desgaste articular prevenindo lesões e dores.

    3- Fortalecimento do coração:

    O coração é um músculo e também precisa de ser treinado. Todos os exercícios que aumentem a frequência cardíaca como correr, nadar, saltar à corda, dançar ou fazer bebés ajudam a melhorar a saúde do nosso coração. No entanto devemos ir sempre progredindo gradualmente porque o músculo cardíaco é difícil de treinar e requer muito tempo e paciência.

    4- Bem estar psicológico:

    A prática de exercício físico promove a libertação de endorfinas que são hormonas relacionadas a uma maior tolerância à dor, ao controle do apetite, à redução da ansiedade, da raiva e da tensão. Não é por acaso que o exercício físico é o melhor antidepressivo que existe!

    5- Maior energia e disponibilidade:

    Como resultado de todos os factores anteriores, o exercício físico faz-nos ficar com mais energia e vontade para realizar as nossas tarefas diárias com a vantagem de nos cansarmos menos.

    6- Dormir melhor:

    Por sugestão de uma leitora do Blog Rico em Proteína acrescento mais este grande benefício do exercício físico. Treinar regularmente e de forma moderada cansa e ajuda-nos a dormir melhor regulando os ciclos do sono. Para além disso é durante o sono que surgem os resultados pelo que depois de um treino é de extrema importância ter uma boa noite de sono. 

    Se se lembrarem de mais algum benefício invisível do exercício físico ou tiverem alguma ideia de tema para ser abordado aqui no blog, deixem nos comentários ou na página do Facebook do Blog Rico em Proteína.

    Saudações proteicas!     

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