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Levanta-te e anda (treinar para a rua)!

     Olá a todos,

    Como é fácil de perceber pelas temperaturas acima dos 30º, chegou o Outono e nada melhor do que temperaturas mais amenas para uns bons treinos ao ar livre.

    Treinar no exterior está ao alcance de qualquer um, quer sejas um atleta de elite quer faças apenas um abdominal por dia ao levantar da cama.

    Para quem quer começar a ficar em forma nada melhor que calçar umas sapatilhas e fazer umas caminhadas. Podem também optar por correr ou então associar a corrida ou a caminhada a outros exercícios como as flexões e os agachamentos, fazendo assim um treino de corpo inteiro que é sempre mais eficaz do que apenas caminhar ou correr.

    Uma boa alternativa passa por exemplo por correr ou caminhar durante um determinado número de minutos (2, 3, 5. A escolha é vossa), parar e fazer o número máximo de flexões e agachamentos que se conseguir voltando à caminhada/corrida. Quem preferir pode, em cada pausa, ir alternando entre agachamentos e flexões.

    Podem também escolher alguns exercícios entre flexões, elevações (se houver uma barra disponível), burpees, lunges, pranchas e definir uma sequência que depois podem repetir por exemplo 4 vezes.

    Todos estes exercícios podem ser feitos também em casa ou no ginásio mas a verdade é que, treinar ao ar livre é muito mais agradável. Para além disso, a sensação de liberdade pode ajudar, de forma inconsciente, a tornar os movimentos mais fluidos e mais amplos melhorando a rendimento do treino.

   Aproveito agora para vos deixar aqui o último treino deste género que fiz e que me deixou uma dor de pernas que vai durar a semana toda. Este treino é um pouco avançado e se for feito por pessoas com menos preparação, o esforço deve ser bem moderado. Para além disso e como sempre é importante fazer um bom aquecimento para evitar lesões:

  • Defini um ponto de partida numa estrada alcatroada com pouco movimento e fiz uma estimativa de distância de cerca de 100 metros;
  • Fiz um sprint nesses 100 metros;
  • Em seguida fiz o número máximo que consegui de agachamentos, flexões e lunges descansando sempre que achei necessário;
  • Voltei novamente ao ponto de partida em caminhada lenta;
  • Repeti esta sequência 5 vezes.
    Agora sugiro que peguem neste exemplo e que repitam ou então que usem a vossa imaginação e criem o vossa própria sequência.

    Caso tenham alguma dúvida não hesitem em perguntar.

    Saudações proteicas e caso conheçam algum índio com experiência em dança da chuva avisem! 
  

Comentários

  1. Concordo totalmente, com este frio ir treinar para aquecer por vezes é a melhor coisa a se fazer, fazer agachamentos é uma excelente ideia vou tentar fazer!

    Bom post, adorei sem duvida.

    ResponderEliminar
  2. Rui, muito obrigado pelo comentário. Em breve vai haver novidades aqui no blog e espero que continue a acompanhar.

    Saudações proteicas!

    ResponderEliminar

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